Quer saber como conseguir dormir com dor de dente? Essas dores são sempre desagradáveis, sejam elas em qualquer região do nossos corpo, e quando ocorrem na região da boca, podem ser um problema ainda mais sério. É comum que as pessoas vivam procurando soluções imediatas para o alívio destes desconfortos.
Uma das dores que mais tem o poder de incomodar o ser humano é a dor de dente, causa uma sensação terrível. Os cuidados com a higiene bucal são geralmente desdenhados, o que também pode aumentar o incômodo.
Sentir dores nos dentes faz com que a pessoa se alimente de maneira inadequada, pode causar dores de cabeça ao longo do dia e perturbar as noites de sono. Tudo isso, gerado pela presença de cáries, uma possível inflamação na gengiva, pelo mau posicionamento da arcada dentária do indivíduo ou por alguma fissura presente em um dos dentes.
Como conseguir dormir com dor de dente?
E como existem diversos fatores que podem levar a uma dor de dente, nenhum paciente sentirá esta dor da mesma forma e compreenderá de imediato do que se trata. Portanto, segue uma lista dos sinais mais comuns a este tipo de dor:
- Dor aguda ao morder: relaciona-se à questões envolvendo a estrutura dentária, como rachaduras próximas à gengiva, ou outras lesões;
- Sensibilidade à alimentos quentes e/ou frios: pode ser causada após tratamentos odontológicos, como clareamento, ou causada por retração gengival decorrente de uma escovação de forma inadequada e brusca;
- Dor persistente após ingerir alimentos: a sensibilidade é um sinal passageiro, quando a dor persiste significa que pode haver um trauma físico na gengiva ou uma corrosão na polpa dentária;
- Dor persistente acompanhada de inchaço na gengiva: indica abcesso ou início de um quadro infeccioso causado por periodontite ou gengivite;
- Dores de cabeça e fortes pressões: geralmente, ocorre com mais frequência na arcada superior, podendo ainda o paciente relatar desconforto nos músculos faciais e do pescoço.
Você é daqueles tipos de pessoas que cismam que a dor de dente só piora durante a noite? Existem algumas explicações para isso. A posição que você se encontra neste período do dia e a maneira que você relaxa podem estar ligadas ao aumento da sua dor.
Quando você resolve se deitar, a pressão na sua cabeça aumenta devido ao fato do aumento do fluxo sanguíneo para o cérebro e, essa pressão pode ser “confundida” com uma dor mais forte na região onde se localiza a lesão.
Outra explicação para as dores se tornarem mais fortes à noite é porque as distrações diminuem. Com quase nada para focar e esquecer a dor, é impossível dormir.
O que é bom para dor de dente?
Antes de testar qualquer método que seja capaz de aliviar a dor nos dentes, deve-se primeiro identificar qual o dente que está lhe causando problemas, se a região dolorida apresenta pus e se está apresentando inflamações. Entretanto, existem alguns caminhos capazes de amenizar a dor e fazer com que a pessoa encontre um alívio para conseguir relaxar:
Medicamentos para tratar a dor
Medicamentos orais para dor podem ajudar no alívio à dor de dente, tais como Paracetamol, Dipirona ou Ibuprofeno. São uma maneira fácil de reduzirem dores amenas e moderadas. Mas para isso, se faz necessário atenção aos pacientes alérgicos aos componentes destes medicamentos e às dosagens recomendadas de cada um deles.
Caso seja uma dor mais grave, o aconselhável é procurar um profissional odontológico para que este o recomende analgésicos mais fortes.
Compressa fria
Aplicar gelo ao local sensível pode ajudar na contração dos vasos sanguíneos do local, reduzindo a sensação de dor e fazendo com que seja possível a pessoa dormir. Aplique a compressa sobre a região por não mais que 20 minutos antes de repousar.
Manter a cabeça em posição mais elevada
A grande quantidade de sangue na cabeça pode ocasionar diversas outras inflamações além de mais dor. Algumas pessoas se sentem mais aliviadas elevando a cabeça para dormir, aliviando a dor.
Utilização de pomadas anestésicas
A utilização destas pomadas pode auxiliar na dormência da área afetada.
Fazer enxágue bucal com água salgada
Este é um remédio caseiro antigo para se tratar as dores de dente, que todas mães conhecem. A água salgada age reduzindo a inflamação por ser um antibacteriano natural.
Bochecho com água oxigenada de 10 volumes
A falta de higiene bucal pode causar infecções graves na gengiva, como a periodontite. Tal condição pode causar sangramento na gengiva, dor e incômodo.
É recomendado que as pessoas diluam a água oxigenada de 10 volumes em água e façam o bochecho, jogando fora em seguida sem enxaguar a boca. Não deve ser um método realizado diariamente, apenas em casos emergenciais.
Bochecho com chá de macela e própolis
O chá de macela apresenta funções anti-inflamatórias e calmantes, em contrapartida, o própolis possui ação cicatrizante e antibacteriana. Os dois princípios agindo juntos são capazes de aliviar as dores e realizarem a limpeza do local inflamado.
Chá de menta
Tomar o chá de menta pode aliviar temporariamente a dor. A menta é rica em compostos antibacterianos e antioxidantes. Já o mentol, componente ativo presente no hortelã, possui efeitos anestésicos.
Cravo
O cravo-da-Índia possui um composto chamado eugenol capas de amenizar a dor de dente. Tal composto atua como um analgésico, anestesiando o local dolorido.
Em casos de dor de dente, deve-se macerar o cravo mergulhado em água, até que vire uma pasta e em seguida, aplica-la no dente.
Chupar o cravo ou mastigá-lo, permitindo que este fique próximo à região dolorida também age no alívio da dor.
Mastigar ou macerar o alho
Pra quem não sabe, o alho apresenta função antibiótica e age reduzindo a ação das bactérias. Em caso de dor, você pode mastigar o alho em cima da região dolorida, ou se preferir, macerá-lo e colocá-lo em cima do dente afetado.
Em alguns supermercados, você pode encontrar alho em pó que também pode ser utilizado neste tratamento caseiro, utilizando o mesmo método citado anteriormente.
As dicas anteriores são apenas algumas soluções encontradas que servem para situações de emergência em casos que não se pode consultar um profissional de imediato. Contudo, não deixe de ir ao dentista assim que possível!
Deixe uma resposta